Reputo a internet como a saída para a expressão democrática, tanto dos países arroxados por uma ditadura de direita atroz, como Myanmar, ou para os países como Cuba, situados exatamente do outro lado da régua... Gosto de ler o que lá se escreve, mais do que me ater simplemente a opiniões e comentários alheios ao ambiente em questão de sites como CNN e BBC.
Também não gosto de colar e copiar posts porque acho que isso não se aplica, ainda mais à internet, onde quem tem acesso a um, tem acesso à todos os sites. Tem o que falar, fale, não tem, não se ponha a copiar! É uma duplicação besta de conteúdo. Nesse caso o "cut & paste" tem um objetivo, que é o de apresentar a blogosfera cubana aos leitores do Mean Divas.
O blog é de Yoani Sánchez e pode ser acessado aqui. É incrível o que ela tem que fazer para conseguir postar: passar-se por turista em hotéis, levar pen drives a cibercafés.. não é fácil escapar ao controle, mas, e esse é um outro trunfo da internet, quem sabe, faz!
Especialmente gostei muito desse post, que reproduzo abaixo:
Me prometí no dejarme molestar por los resultados de cierto estudio realizado por científicos estadounidenses y otros de la Universidad de Cienfuegos, sobre los positivos efectos que generó el Período Especial en nuestra salud física. Como las estadísticas pueden demostrar casi cualquier cosa, no vale la pena arremeter contra la falsedad o no de los bajos índices de colesterol encontrado en nuestras arterias. Pero al mirarme en el espejo y comprobar, a vuelo de pájaro, la evidente secuela en el peso y la talla que me dejaron esos “años duros”, no puedo contenerme.
Mi generación vivió la pubertad marcada por el “no hay” y soñando con las latas de leche condensada y las conservas búlgaras de los idealizados años 80s. Nos reuníamos para hablar de comida, mientras devorábamos cucharadas de azúcar y algún que otro engendro -de dudoso origen- que nuestros padres preparaban con un montón de sacrificios. La comida se convirtió en una obsesión, que todavía nos marca.
Resulta demasiado superficial un estudio que se dedique a medir, solamente, la poca presencia de grasa en nuestro organismo. Quién va a contabilizar entonces los desequilibrios mentales generados por las privaciones, los suicidios, las escapadas en balsas improvisadas para huir del plato casi vacío, los proyectos personales y profesionales que se quedaron sin concluir, los niños que no nacieron, la frustración y esta compulsión a acaparar, a no dejar pasar nada que podamos meternos en la boca, que todavía tenemos.
Comentario de Yoani Sánchez
2 comentários:
Putz, Diva W, é isso aí!!!
Como um depoimento pessoal que deixo aqui, registro que quando estive em Cuba, em 2003, conheci um rapaz cubano muito inteligente e simpático que conseguia, de alguma forma, usar a internet do hotel cinco estrelas em que estávamos hospedadas, em Santiago de Cuba, para comunicar-se com o mundo. Ele certamente passava a conversa nos funcionários do hotel, pois os turistas não eram submetidos às mesma restrições que os cubanos, com relação ao uso da internet...
Conversamos várias vezes com ele, e através dele ficamos sabendo de muitos sofrimentos e da luta de tantos para saber o que se passa no mundo exterior...
Só podemos desejar aos blogueiros cubanos que continuem com a luta!!!
Estive lendo posts no blog da Yoani. Por que, Coca, você não linka o blog dela no MD's???? Todo o apoio e divulgação que se possa dar para esses bravos heróis da resistência contra a opressão castrista é pouco!
Postar um comentário