sábado, 16 de junho de 2007

"Esse mundo tá perdido, sinhá!" (2)

Por razões de ofício (estou terminando um livro didático sobre produção de texto para o Ensino Médio), passei o dia analisando propostas de dissertação feitas a candidatos que prestam vestibular em diferentes universidades brasileiras.

Depois de ler dezenas de propostas (e a pesquisa feita se limitou a compilar as provas das principais universidades federais e estaduais), cheguei à conclusão de que as pessoas perderam completamente o bom senso. Não é possível!

Será que é tão difícil para os membros de uma banca elaboradora de um concurso vestibular levar em consideração o fato de que os alunos que farão a prova são bastante imaturos? Que eles são, na maioria, jovens entre 17 e 19 anos, cuja vida não é marcada por momentos de profunda reflexão filosófica?

Se não pensaram nisso ainda, fica aqui a sugestão de alguém que já enfrentou a difícil tarefa de elaborar propostas para um vestibular de âmbito nacional e que, em nenhum momento, se esqueceu de um fato básico: todo tema de redação precisa fazer sentido para o aluno que deverá desenvolvê-lo.

Só para que as razões desse desabafo fiquem mais claras, reproduzo, abaixo, o tema proposto aos candidatos que se submeteram ao vestibular da Universidade Estadual de Londrina (PR) em 2007.

(Disponível em http://hagar-tiras.blogspot.com Acesso em 19 set. 2006)

“Nem todos se preocupam com a questão de saber se a vida tem sentido. Alguns - e esses não são os mais infelizes - têm a mente de uma criança, que ainda não questionou tais coisas; outros, tendo desaprendido a questão, já não as questionam. Entre ambos estamos nós próprios, aqueles que procuram. Não conseguimos projetar-nos de novo no nível do inocente, para quem a vida ainda não olhou com os seus olhos escuros e misteriosos, e não nos interessa juntarmo-nos aos saturados e fatigados que já não acreditam em qualquer sentido na existência por não terem conseguido encontrar qualquer sentido na sua própria vida”.

Fonte: http://silencio.weblog.com.pt/arquivo/010359.html. Acesso em 19 de setembro de 2006.

Com base nas charges e no excerto acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo, defendendo seu ponto de vista sobre o Sentido da Vida.

Qual é o sentido da vida?????????????????????????

É só isso que os examinadores pretendem que os jovens analisem em suas dissertações?

Tenham a santa paciência! Assim não é possível!

Sphere: Related Content

Um comentário:

Unknown disse...

Oh, well...

Acho que eles só vão corrigir a grafia das palavras! Porque como podem querer extrair senso do resto ? ?
"seu ponto de VISTA sobre o sentido da vida" ??? Arre. Nem Platão!