domingo, 26 de agosto de 2007

Saudades de um lugar...

Os domingos deveriam todos acabar muito bem. Isso é condição para enfrentar as segundas-feiras... Hoje, o final de domingo me traz boas recordações e saudades de um lugar: Siena, na região da Toscana. As recordações desta cidade que é para mim quase que um sentimento, me trouxeram outras recordações, ecos de um texto de Saramago, lido há bastante tempo, que me marcou - dentre outras coisas... - pela maneira como ele fala da Itália e de Siena:

"A Itália devia ser o prêmio de termos vindo a este mundo. Uma divindade qualquer, realmente encarregada de distribuir justiça, e não as penas, sabedora de artes, deveria murmurar ao ouvido de cada um de nós, ao menos uma vez na vida: "Nasceste? Pois vais à Itália."
[...]

Vou partir. A tarde vai adiantada. Olho a paisagem da Toscana, esse campo que não pode ser posto em palavras, porque nada seria escrever "colinas, cor azul e verde, sebes, ciprestes, paz, horizontes difusos". [...]

E agora Siena, a bem-amada, a cidade onde o meu coração verdadeiramente se compraz. [...] As três colinas em que está construída fazem dela uma cidade em que não há duas ruas iguais, todas elas opostas às sujeições de qualquer geometrismo. E esta maravilhosa cor de Siena, que é a do corpo brunido pelo sol, que é também a cor da côdea do pão de trigo - esta maravilhosa cor vai das pedras da rua aos telhados, amacia a luz do sol e apaga-nos do rosto as ansiedades e os temores. Nada pode haver mais belo que esta cidade.

[...]
Entro num bar para beber um café. O empregado atende-me com a voz e o sorriso de Siena. sinto-me fora do mundo. Desço ao Campo, uma praça inclinada e curva como uma concha, que os construtores não quiseram alisar e que assim ficou, para que fosse uma obra prima. Coloco-me no meio dela como num regaço e olho os velhos prédios de Siena, casas antiquíssimas onde gostaria de poder viver um dia, onde tivesse uma janela que me pertencesse, voltada para os telhados cor de barro, para as portadas verdes das janelas, a tentar decifrar donde vem este segredo que Siena murmura e que eu vou continuar a ouvir, mesmo que o não entenda, até o fim da vida".

(José Saramago, Manual de pintura e caligrafia. 1977)

Quero voltar a Siena...


Sphere: Related Content

2 comentários:

Unknown disse...

Ehhh, acho que eu tenho que ir à SIENA...

Maybe next year, Maybe next year.

Berná disse...

Você não vai se arrepender, Diva W!!! Vamos todas a Siena no próximo ano, que tal??? MD's in Siena, MD's in Tuscany... Vai ser o máximo...

Escolheremos as flores que queremos ver nos campos... girassóís ou papoulas no meio das espigas douradas do trigo!!!