Todo mundo que navega pelos mares do universo digital já se habitou a recorrer a alguns símbolos para expressar emoções. São os conhecidíssimos "emoticons". Conta a história oficial que o primeiro a utilizar uma combinação de dois-pontos e parenteses para representar uma carinha sorridente e, com isso, indicar que algo escrito deveria ser entendido como uma brincadeira foi o americano Scott Fahlman, um professor da univerisidade Carnegie Mellon. Em uma mensagem de 19 de setembro de 1982 enviada à equipe de ciência da computação da universidade, Fahlman explica a utilidade dos símbolos:
19-Sep-82 11:44 Scott E Fahlman :)
From: Scott E Fahlman
:)
Read it sideways. Actually, it is probably more economical to mark
things that are NOT jokes - given current trends. For this, use
:(
O que a história oficial não registra, porém, será apresentado em primeiríssima mão aos leitores deste blog. Na praia de Coqueirinho, localizada no litoral sul da Paraíba, pode-se constatar a possível origem muito mais antiga dos emoticons. É lá, gravado em uma das falésias coloridas, que se pode documentar o conhecidíssimo Smiley.
Será que depois de prova tão contudente os americanos vão rever a história e creditar aos nativos brasileiros a criação de um dos mais utilizados símbolos da internet? Trata-se, afinal, de uma questão de justiça. É o mínimo que podemos esperar... ;)
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário