sexta-feira, 30 de novembro de 2007

As velas do Mucuripe...

... vão sair para pescar
Vão levar as minhas mágoas
Pras águas fundas do mar...


Eu bem que procurei mais velas, mas a única jangada que encontrei, no marzão que vejo à minha frente, da varanda do quarto do hotel, foi aquela ali, que vai se afastando qual alcíone, como diria Alencar. Acho que já vale, né?

[Serviço de utilidade literária
Para os que não se lembram, logo no primeiro capítulo de Iracema, podemos ler o seguinte trecho:

Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
Onde vai a afouta jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande vela?
Onde vai como branca alcíone buscando o rochedo pátrio nas solidões do oceano?

Bonito, não é mesmo? Quando a gente vê o mar do Ceará, entende melhor a inspiração do Alencar]

Sphere: Related Content

Um comentário:

Unknown disse...

"As velas do Mucuripe
Vão sair para pescar
Vão levar as minhas mágoas
Pras águas fundas do mar..."

Belchior & Fagner...

Tomara que levem as minhas mágoas também!!!