quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Para quem viveu essa parte da história...

Hoje, pela primeira vez, fui a Niterói. Já havia passado por lá várias vezes quando vínhamos ao Rio de carro, mas nunca havia entrado na cidade e circulado pelas ruas onde se construiu um pedaço da história da minha família. Filha mais nova, nasci em Vitória, depois que meus pais voltaram para lá depois de alguns anos morando em Niterói. Cresci ouvindo histórias do Intituto Abel, onde meu irmão estudou e onde minha irmã trabalhou, dos passeios na praia de Icaraí, da falta de água, do calorão...
Hoje não só fui a Niterói, mas fui para divulgar meu livro para os professores do Instituto Abel. O colégio cresceu muito: ocupa dois quarteirões inteiros e, pelo que soube, há uma terceira unidade sendo construída. No próximo ano é muito provável que um dos nossos livros (talvez dois deles) seja adotado pelos professores de lá. Quem diria, não é mesmo?
Coca, eu perguntei e descobri que ainda existe Mineirinho por lá. O consultor até queria que eu comprasse uma garrafa para levar para você. Se não vivêssemos em cidades diferentes, até teria feito isso.
Perguntei também pelo Irmão Amadeu - tão amigo de papai - e descobri que foi recentemente afastado da direção do colégio por motivos políticos, mas ainda está lá e é muito querido por todos. Deixei um abraço em nome de mamãe. Espero que seja dado.
Depois da conversa no Abel, o Herval me levou para ver o Museu de Arte Contemporânea projetado pelo Oscar Niemeyer. Foi de lá que tirei, para Berná e Coca, a foto abaixo. É a praia de Icaraí, hoje. Não sei o quanto mudou, nem o quanto vocês se lembram dos passeios por lá, mas achei que gostariam de reviver um pouco essa história.

Sphere: Related Content

4 comentários:

DIVA Sen disse...

Que legal, FN!!!!!!!!!!!
Estou gostando de ver que essa viagem está sendo uma viagem.
E já que vc está com o pé na estrada mesmo, não custa dar uma passeadinha entre um colégio o outro, né não?????

Unknown disse...

Isso mesmo !!! Sugiro , inclusive que faça assim em todas essas viagens de divulgação! Conheça o Brasil! ;)

Obrigada pelas fotos, são lindas! De Icaraí não me lembro nada, mas me dizem incessantemente que eu ai lá então é bom ver por onde andei.

Unknown disse...

De Icaraí não me lembro, mas em compensação do Mineirinho eu me lembro até do gosto! Você devia ter tomado um !!!

Berná disse...

Nossa, Flower!!! Quantas memories os teus relatos me trazem!!! Pena que você não esteve com o Irmão Amadeu, ele certamente ia gostar de conhecer você...
Quanto à foto de Icaraí, mostra uma orla não tão diferente do que era na década de sessenta... Pelo menos, vista assim de longe. De perto, certamente daria pra ver diferenças!
Eu, de Icaraí, lembro principalmente das manhãs de domingo na praia, com aquele cheirinho forte de óleo diesel no mara da baía de Guanabara, rsrsrs...
coca, você esteve por aí conosco sim, COM CERTEZA!!!! Preciso recuperara algumas fotos para uma sessão nostalgia familiar...