sexta-feira, 6 de julho de 2007

"Madame não, perua!"

Para animar a sexta, transcrevo um trecho de um texto engraçadíssimo do Marcos Caetano, publicado na revista Piauí deste mês. O texto completo pode ser lido aqui.
Divirtam-se!

Tipos brasileiros

A perua com luzes

[e não são as do cabelo]

Meu nome é Maria Deodorina Palhares da Silva, mas só os que me odeiam muito me chamam assim. Para os que me toleram, sou Lillydebsy Palhares, com ênfase no primerio ípsilon. Gostar de mim mesmo, para valer, acho que ninguém gosta. Minha ocupação: perua. Nenhum constrangimento em admitir a classificação, e quem continuar lendo este relato entenderá os porquês.

Para começo de conversa, informo que ser perua dá muito trabalho, e que perua e madame não são a mesma coisa. Quase todas as madames são peruas, mas nem toda perua é madame. Madame é a perua endinheirada, mas o grosso das peruas pertence mesmo à classe média. Eu, por exemplo, estou longe de ser madame. [...]

Sou uma perua engajada e com consciência de classe. Abomino a noção de que a perua é uma criatura alienada, preguiçosa e sem luzes — exceto pelas que fez no cabelo. Acredito que uma boa perua precisa ler. Eu mesma li bastante, principalmente na juventude. Começando com O pequeno príncipe, encarei mais de sete livros nesta vida, se não exagero um pouco. Li, por exemplo, João Cabral, escritor que tinha uma beleza de sobrenome: Melo Neto. Pena que seu nome mesmo fosse de pobre. [...]

Foi baseada num livro do Melo Neto (acho que chama Os grandes sertões) que criei uma frase que hoje toda perua repete por aí, sem saber que é minha: “A perua é antes de tudo uma forte”. Por quê? Ora, porque faz plástica no nariz antes dos quinze, apela para as próteses de silicone antes dos vinte, aplica botox antes dos 25, e entra na lipo antes dos trinta. Tudo isso para aparentar 39 anos, idade espiritual perfeita, o preciso tempo-espaço de uma perua de truz. Não importa se ela tiver 18 ou 68 anos, a perua terá sempre 39.

Marcos Caetano. Piauí, 10. julho 2007. p. 19

Sphere: Related Content

2 comentários:

Flower Nakamura, ME disse...

Além do bom humor geral do texto, merece destaque a paródia que o Marcos Caetano faz dos versos de João Cabral.
Para quem não se lembra dos ditos, fica aqui a citação:

"E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia [...]"

Fenomenal a idéia de transformar as "mortes severinas" nas agruras das peruas! :)

Berná disse...

Nooooooossa, conheço muuuuita gente em que esse perfilzinho cai como uma luva, hehehe...