Hello, people! De volta de Portugal, queria compartilhar com todos os leitores deste blog um pouco da cultura da região do Minho, por onde passei. Reproduzo, a seguir, um pouco da história dos "lenços de namorados", delicadas peças do artesanato local.
"É provável que a origem dos 'lenços dos namorados' ou 'lenços de pedidos' esteja nos lenços senhoris do século XVII/XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-lhe conseqüentemente um aspecto popular característico. [...]
A moça quando estava próxima da idade de casar confeccionava o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino que porventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira, dos chamados lenços da tropa. Para realizar esta obra, a rapariga utilizava os conhecimentos que possuía sobre o ponto de cruz, adquiridos na infância.
Depois de bordado, o lenço ia ter às mãos do 'namorado' ou 'conversado' e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente o lenço ou não, que se decidia o início de uma ligação amorosa."
Fica a idéia. Vamos voltar a bordar "lenços de namorados"? Como seriam os textos bordados nesses lencinhos pelas Mean Divas? Sphere: Related Content
4 comentários:
Ah, comigo não rola:
"não sei 'burdar' tampouco
quero aprender,
si depender du meu amor
o Manuel vai 'murer'"
;) I am mean.
Hahahahaha!!!!!!!!!!!
Great, Diva Wizard!
Podes não saber 'burdar', mas certamente sabes rimar! :)
Loved it, Diva W!!!!! Riminha de primeira qualidade, a sua, e digna de uma MD!!!
Nas asas dum passarinho,
O Manel se escafedeu.
Melhor pra mim que fiquei...
'Cain' cuida de mim sou eu!!!
:):):):):):):):):)
Mean, mean, mean! I'm mean!
Postar um comentário