domingo, 1 de julho de 2007

Lenços de namorados


Hello, people! De volta de Portugal, queria compartilhar com todos os leitores deste blog um pouco da cultura da região do Minho, por onde passei. Reproduzo, a seguir, um pouco da história dos "lenços de namorados", delicadas peças do artesanato local.

"É provável que a origem dos 'lenços dos namorados' ou 'lenços de pedidos' esteja nos lenços senhoris do século XVII/XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-lhe conseqüentemente um aspecto popular característico. [...]
A moça quando estava próxima da idade de casar confeccionava o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino que porventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira, dos chamados lenços da tropa. Para realizar esta obra, a rapariga utilizava os conhecimentos que possuía sobre o ponto de cruz, adquiridos na infância.
Depois de bordado, o lenço ia ter às mãos do 'namorado' ou 'conversado' e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente o lenço ou não, que se decidia o início de uma ligação amorosa."
(Texto retirado de folheto explicativo produzido pela Aliança Artesanal de Vila Verde)

Fica a idéia. Vamos voltar a bordar "lenços de namorados"? Como seriam os textos bordados nesses lencinhos pelas Mean Divas?

Sphere: Related Content

4 comentários:

Unknown disse...

Ah, comigo não rola:

"não sei 'burdar' tampouco
quero aprender,
si depender du meu amor
o Manuel vai 'murer'"

;) I am mean.

Flower Nakamura, ME disse...

Hahahahaha!!!!!!!!!!!
Great, Diva Wizard!
Podes não saber 'burdar', mas certamente sabes rimar! :)

Berná disse...

Loved it, Diva W!!!!! Riminha de primeira qualidade, a sua, e digna de uma MD!!!

Flower Nakamura, ME disse...

Nas asas dum passarinho,
O Manel se escafedeu.
Melhor pra mim que fiquei...
'Cain' cuida de mim sou eu!!!
:):):):):):):):):)

Mean, mean, mean! I'm mean!