sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Que tal respondermos com a mesma moeda???

Martha Niklaus - Bandeira de Farrapos

Reproduzo, abaixo, post publicado hoje no Blog do Noblat (
aqui), que retoma a questão dos problemas que vêm enfrentando os brasileiros que chegam na Espanha.

Brasileiros mandados de volta!

O tempo está cada vez mais fechado para brasileiros que desembarcam no Aeroporto de Barajas, em Madri. Em janeiro, por dia, foram deportados em média dez brasileiros.

A média de deportações diárias de fevereiro está em torno de 15. (PUTZ!!!) No último dia 12, a bióloga Patrícia Camargo Magalhães, 23, de passagem a Portugal, ficou retida por três dias em Madri antes de ser deportada. Foi alegado falta de documentação que justificasse o motivo da viagem e informações sobre a sua estadia.

O embaixador do Brasil na Espanha, José Viegas, enviou por escrito um pedido de explicações ao ministério dos assuntos Exteriores espanhol. Ainda não recebeu resposta.

A julgar pelo que aconteceu com a Patrícia Camargo Magalhães, muitos dos que são deportados diariamente devem se encontrar em situação semelhante à dela, ou seja, são deportados arbitrariamente, apesar de portarem a documentação necessária e poderem perfeitamente demonstrar os motivos pelos quais pretendem ingressar no país (ou por ali transitar, apenas!...)

(Attention people! Não estou, de forma alguma, defendendo o ingresso indiscriminado de pessoas de qualquer nacionalidade, em qualquer país! O estou dizendo é que que aqueles que cumprem com as exigências das imigrações locais não podem ser arbitrariamente deportados).

De acordo com a notícia, o embaixador brasileiro ainda aguarda explicações do governo espanhol sobre o incidente com a Patrícia. Pelo visto, é bom arranjar uma cadeira confortável, pois do jeito que as coisas vão, vai esperar sentado...

Para mim, tudo que vem acontecendo já seria mais do que suficiente para caracterizar um incidentezinho internacional... E, principalmente: tudo o que já aconteceu envolvendo brasileiros por lá e eventualmente por outras plagas internacionais já é motivo mais do que suficiente para começarmos a pensar em agir de forma recíproca nas nossas fronteiras, não???

Enfim, notícias como essas têm de ser divulgadas, essas questões têm de ser discutidas!!! Não dá para o Itamaraty não fazer nada!

Sphere: Related Content

3 comentários:

Unknown disse...

Ela não é física? Acho que o Noblat se enganou. De qualquer forma parece que é mulher, não entra lá!
E sim, acho que é hora de começar a barrar os gringos por aqui, oras!

Berná disse...

Acho que a patrícia é física, sim, deve ter sido um engano do Gustavo Noblat... Mas isso, realmente, é apenas um detalhe, né?

Anônimo disse...

Mais do mesmo: agora estão pensando em retribuir na mesma moeda!

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/03/06/ult4469u20568.jhtm