sábado, 20 de setembro de 2008

Mean Divas proudly present...

Português: contexto, interlocução e sentido




Aí está a coleção seriada que tem me mantido afastada deste blog há algum tempo. Se escrever um livro por ano é complicado, lançar 3 ao mesmo tempo é enlouquecedor. Como aconteceu com o volume único de Produção de Texto, essa coleção leva a assinatura de duas MDs: Diva J (Berná) e eu. Talvez isso seja o bastante para que ela possa ser qualificada de "dívica", não é mesmo?
Brincadeirinha... Vamos às informações, porque o MD também é cultura!
A coleção é voltada para alunos do Ensino Médio e cada um dos 3 volumes contém o conteúdo de literatura, gramática e produção de texto a ser desenvolvido ao longo dos 3 anos do EM. Em cumprimento com a determinação do MEC, já foram incorporadas as modificações relativas ao Novo Acordo Ortográfico que entra em vigor em 1º de janeiro de 2009. Isso significa não só que o texto está inteiramente adequado às novas regras, mas também que essas regras são apresentadas para os alunos na parte de gramática.
A grande novidade da obra, porém, está na parte dedicada às literaturas africanas de língua portuguesa. São dois anexos, um destinado à apresentação da poesia e outro à apresentação da narrativa. Quem leu o material, gostou muito. Eu, como autora, sou suspeitíssima para falar. Só afirmo que o trabalho para escrever essa parte foi muito grande e o cuidado para não tratar os autores africanos de modo superficial e estereotipado, também.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a obra, pode visitar o site, clicando aqui. Ele ainda está em elaboração, mas já há algumas informações essenciais sobre o material disponíveis por lá.

Sphere: Related Content

3 comentários:

Gigi disse...

Que legal! Qdo eu fiz EM usei o livro do Platão & Fiorin. Eles não eram nem um pouco divas. :D

Unknown disse...

Estão maravilhosos os livros! Eu já vi, eu já vi!
Sou a Diva que não escreveu, mas apoiou !
Bravooooooo !!!!

Flower Nakamura, ME disse...

Pois é, Gigi, por isso resolvemos "reparar" esse erro absurdo e "divificar" o mundo dos didáticos... :D
Mas você teve sorte estudando no livro do Platão & Fiorim. Eles sabem do que estão falando quando discutem texto e leitura.