quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Mais lenha na fogueira!

Vamos lá, governo brasileiro, ação!

Vejam o que foi publicado na folha on-line hoje, ainda a propósito do problema de entrada na Espanha:

"Espanha nega entrada a 8 brasileiros por dia

Ao menos 3.000 brasileiros tiveram recusado seu ingresso no país europeu em 2007, de acordo com dados do Itamaraty

Ministro Celso Amorim esteve em Madri para discutir com chanceler espanhol o tratamento dado aos brasileiros

LAURA CAPRIGLIONE

Uma das principais portas de entrada de brasileiros que viajam para a Europa, a Espanha converteu-se no último ano em um problema para o Itamaraty. Dados de 2007 dão conta de que pelo menos 3.000 brasileiros tiveram recusado seu ingresso no país, o que dá uma média diária de 8,2 "denegações" (é o termo usado pelos diplomatas).
A esmagadora maioria dessas pessoas viajou à Espanha com dinheiro para gastar, local para ficar e passagem de volta. Mas foi obrigada a engolir a vontade de passear e perdeu no mínimo o dinheiro investido nos bilhetes aéreos. Tudo por causa do recrudescimento do controle de ingresso de brasileiros pelo governo espanhol.
A situação tem piorado mês a mês, segundo o Itamaraty. No dia 7 de fevereiro, o ministro Celso Amorim foi a Madri para discutir com o chanceler espanhol Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé o tratamento dispensado aos brasileiros. Reunião de alto nível, mas que não resultou em mudanças no comportamento do país europeu.
Como os demais integrantes da Comunidade Européia, a Espanha não exige dos cidadãos brasileiros visto para ingresso em suas fronteiras -mesmo comportamento que tem o Brasil em relação a espanhóis.

O preocupante, no caso da Espanha, é que, além de em número crescente, as "denegações de ingresso" têm ocorrido simultaneamente ao que o Itamaraty chama de "tratamento inadequado", o que pode caracterizar uma forma de discriminação."

Voltei eu: pode caracterizar?

É uma d-i-s-c-r-i-m-i-n-a-ç-ã-o com todas as letras.

O pior de tudo isso é que não estão se restringindo à Espanha. Nos dois casos mais recentes citados, o aeroporto da Espanha era apenas uma ESCALA. Ou seja, a Espanha não está impedindo as pessoas de entrar na Espanha, está impedindo as pessoas de visitar Portugal, Irlanda, Inglaterra...

Fica a pergunta, se o aeroporto é so para escala e eles não querem que a pessoa fique na Espanha, porque simplesmente não GARANTEM que elas embarquem para seu destino final?

Não se discute se há uma quantidade imensa de brasileiras se prostituindo nas ruas da Espanha e de Portugal. Certo que há. Mas certo também é que essas criaturas estão sendo agenciadas aqui e alguém de lá anda ganhando MUITO dinheiro com essa exploração. Que diabos de providência é essa de negar a entrada no país à todas as mulheres brasileiras como se putas fossem? E sem NENHUMA dicriminação à mais antiga profissão do mundo aqui. Chega de hipocrisia! Se há oferta, claramente é porque que há DEMANDA!

Eles que ponham a polícia deles lá para trabalhar, arrebentem as redes de prostituição - que é legal em ambos os países - pelo que eu sei! Eles que saiam à noite, catem as trabalhadoras ilegais e deportem! Eles que prendam os cabeças destas redes. Isso é um problema deles. Fechar "por baixo dos panos" as fronteiras de um país às mulheres de outro por preconceituosamente classificá-las quando elas tem TODOS OS PAPÉIS EM ORDEM é que não é admissível.

Sphere: Related Content

Nenhum comentário: