domingo, 30 de dezembro de 2007

Olha a "pélia".... (Título revisado segundo orientação da Diva J.)

Não é fácil a vida dos vendedores de praia. A informalidade se espalhou pelas areias brasileiras e multiplicou as ofertas.

Hoje, quem passa uma manhã de sábado ou domingo na praia se sente dentro de um mercado popular.
Há desde os tradicionais bronzeadores vermelhos em saquinhos de plástico a colares e bolsas feitos de coquinho e contas generalizadas.

O quê? Você prefere uma roupinha? Tem também! Cangas, saias, vestidos, camisetas com os escritos mais grosseiros. E as bolsas de plástico, de palha, de corda, de pano, bordadas e mal pintadas... Canecas com escudos de time de futebol, cinzeiros feitos de latinhas de cerveja e refrigerante. Gamelas, colheres, tábuas de carne e farinheiras de madeira; panelas de aço; churrasqueiras portáteis.
E os muitos DVDs "genéricos", é claro!

Na categoria comidas, a coisa se descontrolou completamente. Tem cachorro-quente (com todos os ingredientes possíveis); milho verde; churros recheados; empadinhas; espetinho de carne, frango e camarão; queijo na brasa; ostra; "isfírra" (escrito assim mesmo... dá até medo de comprar, não é mesmo?); sanduíches naturais; castanha de caju; e, claro, a tradicional "pélia" de porco...

No meio desse mundo de ofertas, o jeito é inovar. O Mean Divas registra, aqui, o esforço de dois desses vendedores, flagrados enquanto trabalhavam neste fim de semana: o homem-bolas e o Mickey sorveteiro.

Não deve ser fácil andar para cima e para baixo carregando aquela quantidade de bolas nas costas. Muito menos desfilar debaixo de um sol escaldante dentro de uma fantasia de Mickey. Mas parece que vale tudo para chamar a atenção da freguesia e conseguir mais uma vendinha "suada".

Sinceramente, sinto saudades do tempo em que o máximo que se conseguia comprar na praia era uma espiga de milho cozido ou um picolé!

P.S. - Andei afastada dos posts por conta de uma dor de ouvido que me derrubou, mas é um prazer estar de volta ao time das MD's! ;)

Sphere: Related Content

6 comentários:

DIVA Sen disse...

Perguntinha: what the hell is PELHA?????????????

Unknown disse...

"Olha a pelhaaaa", "Olha a pelhaaaa" !
Esse é o bordão usado para vender aquelas peles de porco imensas fritas que são arrastadas pelas praias em enormes sacos plásticos!

Taxa de gordura - 1000%!

O dia em que a Diva J. comer uma destas o mundo começará a girar ao contrário! ;)

eheheheh...

Anônimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento... Eu estava aqui matutando prá saber do que se tratava... Uma péia de porco no sol escaldante deve fazer muito bem para a saúde! Vou colocar Manguinhos no meu roteiro de praias só prá provar uma péia de porco!

Anna L Horta disse...

Divas,

Ai também tem "pélia de soja"????

Berná disse...

Pois eu sinto uma saudade grande de quando era pequena e passava as férias em uma praia de Manguinhos beeem diferente, vendedoreswise...Tinha um que era o meu favorito, com seu pregão: "Piiiiiiiiiirulito de banaaaaaaaana....". E o pirulito, em forma de cone na ponta de um pauzinho e enrolado em papel manteiga,era mesmo muito bom...

quanto ás "pélias", não tem mesmo a menor hipótese de eu ingerir uma coisa daquelas, hehehe... Coca tem razão, nesse dia o mundo giraria ao contrário...

Unknown disse...

Não... Aqui a pélia é a original, do porco! Nem imagino como pode ser feita uma pélia de soja...

;) 100% de entupimento arterial garantido!