sábado, 8 de novembro de 2008

Fé na humanidade ...

Prezados readers,

Ontem fui surpreendida por algo que me fez ir às lágrimas. Quem me conhece sabe que isso é raro. Já perdi muito da minha fé na humanidade, na teoria da evolução humana e na esperança de que tudo dará certo um dia. Ontem, no entanto, foi um dia raro.
Fui me encontrar com uma amiga dos tempos de Universidade de Biologia, que veio, há quase 3 décadas, morar em Curitiba (PR). Ela passou aqui pelo hotel com uma filha de 12 anos e me levou para o ensaio de violino da menina. Chegando lá no teatro onde o ensaio ia ser feito comecei a me surpreender: cerca de 50 a 60 crianças, cada uma com seu professor, afinando os instrumentos. Me causou espécie. Será que essa quantidade de crianças, aparentemente normalíssimas, estava ali por vontade própria ?
Bem, foram todas para o palco, assumiram sua posição em frente às estantes com partitura, levantaram os arcos e... caramba, tocaram! Não pude evitar o arrepio que percorreu meu corpo por uns bons minutos. Não pude evitar os olhos cheios de lágrimas. Eu não me cansava de ouvir e olhar... sem acreditar no que via. Crianças, comportadas, bonitas, vestidas como crianças, dispostas em ordem, tocando (e bem) numa orquestra de violinos!
Pessoal, Curitiba não é Brasil.
E eu me perguntei onde se perdeu isso no resto do país. Quando foi que o Créu tomou o poder. Quando foi que se abriu mão de mostrar às crianças o quão belo e divertido é tocar um instrumento que não seja bater lata! O quanto de trabalho isso envolve, mas, ao mesmo tempo o resultado que isso traz. E, acreditem em mim, as crianças não gritavam, não estavam desesperadas, prestavam atenção e obedeciam à regência dos professores. Cuidavam da postura. Inacreditável. Mais inacreditável ainda ficou para mim, quando notei que havia um casal de jovens que cantaria um trecho da Viúva Alegre! Ópera, canto... sim.
Essas são apenas algumas das imagens que levo de Curitiba e que me fizeram pensar seriamente onde o resto do Brasil está errando e me fizeram vir querer morar nessa cidade. As fotos não são muito boas, porque registrei como pude usando o celular. Acreditem , gravei também uma nota de voz com o som da orquestra. Se possível, mais tarde, coloco aqui também.






Sphere: Related Content

2 comentários:

meme disse...

Uau...será que yes, we can também?

Unknown disse...

Maria Sylvia,
Fiquei muito orgulhosa do seu comentário. Agente que está por aqui acaba achando óbvio tudo o que se vê, mas vc me fez ver que não é não! Deve mesmo "be very proud" da Ana Elisa que participa do grupo. Toamara no ano que vem a gente consiga viajar com eles.