terça-feira, 11 de março de 2008

Quequéisso, gente???

Luiz Vasconcelos / A Crítica

Realmente, há imagens que valem mais do que mil palavras. Essa aí é uma, sem dúvida!


Tudo bem que mandados de reintegração de posse de terra têm de ser cumpridos, mas dessa maneira???? Para que tanta violência, heim??? Além do mais, no caso dos índios, é bom não nos esquecermos de que estavam por aqui muuuuuuuuito antes dos europeus...

A expressão de rancor do policial diz tudo, não? E também a expressão de medo e desolação da índia Many Sateré com a criança nos braços...


Revoltante! E o pior é que certas pessoas parecem ter prazer em bater em gente indefesa, em mulheres...

LHM!!!


A foto foi publicada no site do Estadão,
aqui. E uma notícia mais completa sobre o ocorrido (na rodovia AM - 010, Manaus - Itacoatiara), pode ser lida no site do UOL, aqui.

Sphere: Related Content

4 comentários:

Unknown disse...

Corro o risco de espantar muita gente, mas eu penso o seguinte: O que é que essa mulher tá fazendo com uma criança no colo na frente de um monte de policiais que foram dar porrada em invasores?

Dá pra ser bonzinho com invasor de terras? Dá pra ser bonzinho com os canalhas do MST? Pq essa pessoa não teve um tiquinho de bom-senso e levou porrada sozinha? Tinha que levar uma criança como escudo humano?

Unknown disse...

Nah, essa é uma cena extrema. Dai eu consigo retirar várias interpretações e elas são todas contraditórias, vamos lá:

1 - A mulher é índia e a criança é índia o que indica sim um direito a uma posse de terra NESTEPAIZ;

2 - Ela provavelmente, ignorante que é da nossa cultura safada e sem vergonha, está sendo usada como massa de manobra por um grupelho qualquer de sem tetos, sem cartões, sem bolsa-eletrodoméstico ou mst, o que é criminoso;

3- Não dá prá ser bonzinho com safado do MST, mas dá pra ter compaixão por uma mulher com uma criança no colo. A PM devia ir sentar a porrada no presidente que apóia esses movimentos, no Stédile, no raio que os parta, mas seria muito mais fácil retirar essa mulher e essa criança da frente da tropa de choque sem o cacetete. Isso me parece uma BURRICE sem tamanho do comandante desta tropa.

4- Não essa imbecil não devia ter levado a criança como escudo humano, inclusive, para mim, isso não a caracteriza como índia, pois o primeiro instinto de uma aldeia seria o de PROTEGER as mulheres e crianças.

Oh , well.

Berná disse...

Pois é, tudo muito complicado mesmo, né, pípou??? Mas é por isso mesmo que cenas como essa fazem pensar, o que é bom...

Concordo com o Tarzan e com a Coca em muito do que dizem, claro! A índia pode muito bem ter sido usada como massa de manobra; aliás, provavelmente o foi... Mas o problema, o grande problema, é a cena de violência explícita e, a meu ver, desnecessária. TEM DE SER POSSÍVEL RESOLVER DE OUTRA MANEIRA IMPASSES DESSE TIPO, PÔ!

Em suma, para mim, olhar para essa foto provoca uma sensação de grande mal-estar e não consigo não me pronunciar a respeito...

Unknown disse...

É a cena de violência explícita que EXPLICITA o despreparo da polícia brasileira para lidar com casos do gênero. Nestas situações, em outros países (e a gente cansa de ver isso acontecer nos protestos na Europa) o que a gente vê é a polícia "removendo" (carregando) os manifestantes e limpando a área.

Baixando o cacete normalmente se vê por aqui, na china, na Birmânia, na África...

Ah, que inveja que eu tenho dos países civilizados!