quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os livros são tudo de bom!



Em 1995, a UNESCO escolheu o dia 23 de abril, data da morte de Cervantes e de Shakespeare, como o dia Mundial do Livro e do direito do Autor (confiram aqui). Essa data não poderia passar em branco no MD's!


Nós, MD's, não conseguimos imaginar a vida sem a companhia dos livros.Vai aqui, então, nossa singela homenagem, traduzida magnificamente nas palavras de um amante declarado dos livros, Jorge Luis Borges:

Dos diversos instrumentos utilizados pelo homem, o mais espetacular é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensões do seu corpo. O microscópio, o telescópio são extensões de sua visão; o telefone é a extensão de sua voz; em seguida, temos o arado e a espada, extensões de seu braço. O livro, porém, é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação.

Continuo imaginando não ser cego; continuo comprando livros; continuo enchendo minha casa de livros. Há poucos dias fui presenteado com uma edição de 1966 da Enciclopédia Brockhaus. Senti sua presença em minha casa ­­– eu a senti como uma espécie de felicidade. Ali estavam os vinte e tantos volumes com uma letra gótica que não posso ler, com mapas e gravuras que não posso ver. E, no entanto, o livro estava ali. Eu sentia como que uma gravitação ansiosa partindo do livro. Penso que o livro é uma das possibilidades de felicidade de que dispomos, nós, os homens.

Jorge Luis Borges, Cinco Visões Pessoais


Sphere: Related Content

Nenhum comentário: