sexta-feira, 6 de março de 2009

Conversa inteligente

Mulher falando

Ontem, entre o estacionamento do shopping e a praça de alimentação, fiquei "presa" atrás de um grupo de 4 mulheres e 2 homens. Eu sempre me irrito um pouco com essas pessoas que bloqueiam completamente as passagens e corredores, como se estivessem ainda no jardim de infância brincando de "corrente-que-pega-gente". Aflitivo!

Como estava atrás do grupo, foi inevitável ouvir a conversa das pessoas. O que diziam era mais ou menos o seguinte:

Mulher 1: Meu marido é um horror. Ele só quer assisitir esses programas do Discovery. Sabe aquela coisa do protozoário encontrado no cocô do elefante?

Mulher 2: Nossa, é isso mesmo! Lá em casa é igual.

Homem 1: Vocês só querem ir pra Índia.

Mulher 1: É "Caminho da Índia".

Homem 2: Só querem saber do Bahuan...

Enquanto ouvia essas baboseiras, fiquei pensando que realmente é impossível esperar algum tipo de diálogo inteligente entre pessoas assim. A distância entre o "protozoário do cocô do elefante" e a novela é gigantesca. O mais triste é que as moças pareciam perfeitamente satisfeitas em se conformarem ao perfil da mulher burra, fútil, que só assiste às novelas da Globo.

À noite, lendo umas poesias do Auden, tropecei num verso de um poema escrito em homenagem a W. B. Yeats que reflete bem o drama de que o diálogo acima é um sintoma:

"Intellectual disgrace / Stares from every human face"...

Sphere: Related Content

3 comentários:

Unknown disse...

É um mulherio BURRO que dá vergonha!
Putz!

Hoje eu fui submetida ao sofrimento costumeiro por conta do dia das mulheres... coisa impublicável!

Cruzes. Duvidei do que eu via.

Berná disse...

Intellectual disgrace é pouco...
Não há esperanças para a espécie humana, mesmo!
Mas o pior não é isso, o pior é ter de enfrentar situações (muuuuuitas...) em que nossos universos se tocam...
LHM!

Berná disse...
Este comentário foi removido pelo autor.