domingo, 1 de março de 2009

Companhia de verão…

Hoje pela manhã descobri que o casal Obama escolheu um cão-de-água Português para levar para a Casa Branca. Pois bem, neste verão EU fui escolhida por uma “cã” (como me acostumei a chamá-la)!

Como se deu o fato?

É publico e notório que gosto de sair para correr pela manhã e, no verão aqui em Manguinhos, quando a maré (nome, aliás, de uma legítma “cã” de água portuguesa de um amigo idem…) permite, corro pelo espelho d'água que se forma na praia lisa.

Num desses dias, arranjei uma companhia canina, que cismou de me seguir, correndo ao meu lado. Uma legítima vira-latas bastante simpática, que corria ao meu lado, na minha frente, escapando da água como eu fazia, enfim… Correu comigo cerca de 4 km dado que me pegou já a meia praia daqui. Veio atrás de mim até o portão de casa, e eu, impávida, fechei o portão na de que ela me esquecesse.

Uns dois dias mais tarde, a mesma cena se repetiu, e aí, qual não foi a minha surpresa, quando cheguei da corrida, parei na praia e ela prosseguiu na minha frente até o portão da minha casa! Pois.. já sabia onde eu morava… Ignorei-a solenemente de novo (coração empedernido o meu, não?), ainda na esperança de que me trocasse por qualquer outro corredor ou andador da praia. Mas… qual nada, mais um dia, mais um acompanhamento… e assim prosseguimos até que, certa feita, por conta da maré cheia, resolvi correr pela estrada de aslfalto que passa a uns 80 m paralela à praia. Podem acreditar, ela estava lá! Ai foi complicado, porque a bichinha insistia em correr pelo meio do asfalto a ponto de ser quase atropelada por carros e ônibus. Nesse momento, fiz a opção de voltar para a praia e correr na areia fofa mesmo, senão ia perder minha companhia de verão debaixo de alguma roda!

Fui para a areia da praia, e no final da corrida desse dia ainda tive que enfrentar um bando de cães que insistia em avançar na pobre. Pus os infelizes pra correr, e nesse dia, deixei-a entrar aqui no quintal de casa, dei um pouco d'água e pão pra bichinha e foi quando tirei essas fotos ai de baixo.

image

Coloquei-a de novo para fora do portão, peguei meu carro, fui para a cidade trabalhar. Soube que ficou por ali por uma hora e depois se foi.

Ela me escolheu, sem dúvida. Só que é uma vira-lata , acostumada a andar livre e solta por ai e a se mover de acordo com a própria vontade. Não vou ser eu quem vai encarcerá-la entre 4 muros. Liberdade é fundamental, até para as “cãs”!

Mas é legal ser escolhida por um cão. Sem dúvida que é!

Devo ser boa gente!

Ou me parecer com uma “chefa de matilha canina”…

Ainda não corri na praia depois do carnaval. Não sei por onde ela anda. Torço apenas para que esteja bem!

Sphere: Related Content

2 comentários:

Berná disse...

Gostei muito de ver nossa companheirinha aqui no MD's!
Quer dizer que ela já teve até a oportunidade de entrar aí em casa e ganhar uma comidinha e água? Bom, acho que sem dúvida merece, depois dessa demonstração inequívoca de fidelidade canina...
Mas concordo plenamente, Coca, ela está habituada à liberdade, não tem nada a ver encarcerá-la entre os muros de um quintal!
O importante é que ela saiba que ganhou uma amiga, para quando quiser aparecer e fazer uma visitinha, rsrsrs...

Flower Nakamura, ME disse...

Vamos torcer para que a "cã" encontre outras almas boas que a acolham quando você não estiver por lá...