sábado, 18 de julho de 2009

Mais um adeus

Dizer adeus às pessoas queridas é sempre muito difícil. Por mais que a saúde vá nos dando algumas pistas de que o nosso tempo com aquela pessoa está chegando ao fim, somos humanos, preferimos não pensar nisso, acreditar que o tempo que resta não será tão curto.

Em um dia que começa normal e não anuncia que será bem mais triste do que os outros vem a notícia: o adeus, agora, é definitivo.

Hoje é um desses dias para nós. Perdemos um tio muito querido. Último irmão vivo do nosso pai, tio Alvinho sempre foi, para mim, uma espécie de exemplo de como seria o meu pai em uma versão mais alegre, mais descontraída.

Nos últimos 14 anos, desde que perdemos papai, encontrar tio Alvinho era sempre um momento de alegria dupla: o prazer de revê-lo, de ouvir algumas das suas muitas histórias do passado; e a rara possibilidade de, por meio da convivência com ele, matar um pouco as saudades de papai.

A tristeza que hoje se abateu sobre seus filhos é nossa velha conhecida. Não há palavras de consolo para quem perde um pai, principalmente quando esse pai era uma referência para todos. Para definir ‘tristeza’, a escritora Adriana Falcão utilizou uma imagem muito delicada e feliz. Segundo ela, “tristeza é uma mão gigante que aperta seu coração”. Sei que falo pelas minhas irmãs quando digo que a mão que aperta nossos corações, desde que recebemos a notícia do falecimento do tio Alvinho, é imensa.

Agora só nos resta aceitar mais essa ausência em nossas vidas e lembrar dele com frequência, acolhendo a saudade despertada por essas lembranças, que traz consigo não só a tristeza pela falta de alguém que já não está mais aqui, mas também a alegria de reviver tantos momentos especiais passados juntos com ele.

Para nossa tia, primas e primos, a travessia do oceano de dor que hoje se inicia vai ser uma jornada longa. E, o mais triste, é que não terão o consolo da mão segura do tio Alvinho no leme do barco em que navegam. Mas, inspirados por ele, certamente encontrarão um porto seguro, de águas tranquilas, em que a saudade será o sentimento que o manterá vivo dentro de cada um deles.

Tio Alvinho

Sphere: Related Content

3 comentários:

Berná disse...

Do tio Alvinho só vão ficar lembranças boas... Também estou muito triste...

DIVA Sen disse...

Que tristeza...

Dani disse...

Lulu, lemos para toda a família e ficamos emocionados com suas palavras... Obrigada pelo carinho!!! Vovô realmente vai deixar saudades... Mas, como vc mesma disse, temos muitas boas histórias- participadas por ele - pra relembrar e ajudar a manter viva a presença dele... Bj grd pra todas vcs... Dani